FORJAMENTO COM MANIPULAÇÃO DE PEÇAS POR ROBÔ.
Célula de forjamento completa Contendo uma Prensa Maxiforge, alimentador, elevador de peças automático, conjunto alimentador, forno e Robô.
Nossa experiência nos mostra que existem grandes ganhos de produtividade ao se forjar com manipulação por robôs. A manipulação por robôs evita as usuais paradas existentes na produção manual (almoço, banheiro, cafezinho, etc.), obtendo-se produções de até 420 peças/hora em regimes de até 24 h/dia.
A opção de robotização de uma prensa de forja é uma excelente opção, porém requer uma análise se os equipamentos existentes têm condições para esse regime de trabalho. Equipamentos antigos, alguns em operação desde a década de 60 certamente não foram concebidos para um regime de trabalho tão intenso.
Um ponto importante é a capacidade do conjunto freio-fricção em função de sua dissipação térmica. Em prensas robotizadas trabalha-se com 30 ou mais inserções de embreagem (e freio) por minuto, valores bem superiores as usuais em prensas de forja tradicionais. O que ocorre é um aquecimento do conjunto e se atinge altas temperaturas nas lonas, degradando a base fenólica das mesmas. Consequentemente desgaste acelerado das lonas e intervalo de manutenção do sistema freio fricção reduzido.
A condição estrutural da máquina é outro ponto a ser avaliado. Com o regime acelerado de trabalho na automatização das mesmas o número de ciclos aumenta, com aumento do crescimento das trincas e defeitos existentes na estrutura e falhas por fenômenos ligados a fadiga. Máquinas antigas podem ter sofrido muito estruturalmente, principalmente com travamentos da máquina podendo ter sérias falhas estruturais ao serem solicitadas em regimes severos de trabalho.
Mancais planos eram projetados com folgas maiores do que atualmente. Luxor desenvolveu mancais com folgas ideais, utiliza bronzes com excelentes propriedades mecânicas e um sistema eficiente de lubrificação que permite uma distribuição uniforme da graxa no mancal.
Outro item que além de caro tem um prazo de reposição alto são os engrenamentos. Uma avaliação do estado das engrenagens quanto a desgaste é primordial.
Infelizmente na maioria das vezes as manutenções corretivas e preventivas foram feitas optando-se pelo menor custo e/ou menor prazo sem uma avaliação técnica baseada nos princípios de uma engenharia de manutenção,
Para atender as novas exigências do forjamento com automação por robôs a Luxor desenvolveu a linha Maxiforge UC de modo a permitir a operação do equipamento em regimes severos, com mínimas paradas de manutenção e consequentemente alta produtividade e custos reduzidos de produção.
Luxor dispõe de equipe de engenharia capaz de desenvolver projetos de retrofitting para máquinas existentes adaptando-as as novas necessidades para operação com robôs.